![]() |
(Potiraguá em foco) |
Nesta quinta-feira (17), no distrito de Itaimbé, o Secretário Municipal de Agricultura, Júnior Santana, realizou uma reunião com os membros da Associação Cédula da Terra, aonde quase quarenta famílias são assentadas, com a finalidade de esclarecer metas do governo Luiz Soares para a Associação e pequenos produtores.
Quase todos os membros estiveram presentes e participaram da reunião, aproveitando das oportunidades encontradas para expor os seus anseios. Júnior Santana deixou bem claro sobre a importância da Agricultura Familiar e do seu desenvolvimento.
Fizeram parte como convidados, o Agente Credenciado da EBDA, Gilmar Silva Santos,representante da FETAG- BA, Welington Santos e da ADPREV, José Augusto Gonçalves.
Santana aproveitou-se da oportunidade para passar algumas metas levantadas pela nova gestão pública. Entre elas, a montagem de uma Extensão Rural, valorizar o direito sob a LEI Nº 11.947, onde determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitações. Promover o agroturismo, levando-os a participarem de feiras em outras localidades. A idealização de uma parceria entre Prefeitura, EBDA, ADAB e Agentes financeiros.

A EBDA informou que durante a administração do atual gestor municipal, será feito constantemente um acompanhamento dedicado, atualizando sempre as informações da Associação, valorizando o trabalho do pequeno agricultor, pois se trata de uma meta da administração pública. A primeira ação trata-se de fazer um levantamento dos projetos. Entre outras, Rever os anseios da Associação, elaborar um plano de trabalho para todas as áreas e a realização de um seminário de crédito previdenciário.
Welington Santos (FETAG_BA) ficou maravilhado com a disposição do governo municipal. Enalteceu a sua firmeza em priorizar a busca pela valorização da agricultura familiar.
Chamou a atenção dos associados para as oportunidades elaboradas e sancionadas pelo governo federal e estadual. Classificou como uma ferramenta de muita força aliada aos pequenos agricultores o Guia do Produtor Rural e o Sindicato dos Trabalhadores.
A FETAG-BA ofereceu participação, contribuindo em qualquer ação do governo em benefício da Associação.
Finalizando a reunião, o presidente da Associação, Adailton Moreira dos Santos, agradeceu a equipe da Secretaria de Agricultura e a todos os convidados, crendo que desta vez terá oportunidade para o crescimento e desenvolvimento da entidade.
Salientou sobre as oportunidades perdidas durante a gestão anterior, que não compareceu por nenhuma vez no assentamento oferecendo orientação e condições de desenvolvimento.
Veja: